Impaktto - Comércio de Plástico e Borracha LTDA - Avenida José de Brito de Freitas, 479/487/495 - Casa Verde - São Paulo - SP - CEP: 02552-000

Telefone/ Fax

(11) 3017-0799
(11) 3857–5799

Materiais Transparentes - Impaktto

A IMPAKTTO disponibiliza os seguintes Materiais Transparentes:

Materiais Transparentes - Impaktto

Acrílico

O acrílico é o mais comum dos materiais transparentes. O material disponível é de alto impacto com várias possibilidades em tamanhos e espessuras. Trata-se de um material maleável com ótima qualidade e transparência.

Leia Mais

Pode ser usinado com facilidade assim como receber trabalhos determoformagem.

Na Impaktto o acrílico é apresentado em duas formas diferentes de fabricação com características próprias.

Materiais Transparentes - Impaktto

Chapas de Acrílico CAST

Chapas de Acrílico CAST

As chapas acrílicas podem ser utilizadas nos mais variados tipos de aplicações, como:

Painéis decorativos, Luminosos, Luminárias, Viseiras de segurança, Substituem vidros em locais para melhor segurança, Suporte para produtos, Displays, Parabrisas de barcos e de aviões, Banheiras, Box para banho, Back lights, Front lights, Maquetes arquitetônicas, Artefatos de decoração, Móveis especiais, Aquários, Prateleiras, Dispositivos para laboratório, Incubadeiras, Barreiras acústicas, Serviços arquitetônicos, Painéis anti-reflexo, Calhas para automóveis, Pára-sol para caminhões e assemelhados, Janelas para trailler e motor-home entre outras.

Materiais Transparentes - Impaktto

Diversidade

1. uso geral

2. uso sanitário (banheiras) :sanisheet

3. uso náutico :boatsheet

4. uso aeronáutico :jetsheet

5. anti-reflexo textura tipo seda :silksheet

6. barreiras acústicas :barriersheet

7. chapa de segurança :safetysheet

8. aditivações especiais :com U.V./R.T.

1. Chapas para uso aonde não são exigidas propriedades especiais

2. Para processo de termoformagem.

3. Para uso aeronáutico e náutico, aonde sejam requeridas alta qualidade ótica, resistência à flexão e ao impacto e que não

4. sejam exigidas especificações de uso militar, tais como as normas MIL-P-8184 e MIL-P-5425.

5. Aonde se deseja evitar reflexo de luz com dois tipos de texturização diferentes, mesmas especificações das de uso geral.

6. Para uso aonde se deseja reduzir a poluição sonora, como em estradas, vias expressas, ferovias, entre outros.

7. Atendem diferentes condições de segurança, como substituir vidros em janelas, portas, beirais, escadarias, móveis, etc.

8. Nesta categoria estão inseridas as aditivações especiais, tipo absorvedor de raios ultra-violeta (U.V.) e resistência térmica mais elevada para uso em luminárias especiais (R.T.).

Materiais Transparentes - Impaktto

Propriedade Típicas das Chapas Acrílicas CAST

Propriedade Típicas das Chapas Acrílicas CAST
Materiais Transparentes - Impaktto

Chapas Acrílicas Extrudadas

Chapas Acrílicas Extrudadas

A partir de resina acrílica de qualidade, obtivemos resultados como alta claridade ótica e estabilidade à luz. Pensando nisso, foi desenvolvido um novo produto para atender aplicações diversas na área de comunicação visual: a Chapa Acrílica Extrudada.

1. Características

Chapas Acrílicas Extrudadas

Nota 1): Outras dimensões podem ser produzidas mediante consulta prévia.

Nota 2): Todas as chapas são protegidas com película de polietileno adesivado e, face às suas características de processamento, as chapas são isentas de oleosidades e ou sujidades visto que, após a extrusão são, em linha, peliculares, o que permitirá aplicações para a indústria de espelhos, tanto na metalização à vácuo como no espelhamento tradicional.

2. Usinabilidade

Usinabilidade

As mesmas ferramentas usadas para trabalhar as chapas "cast" podem ser utilizadas para as chapas extrudadas, porém deve-se considerar menor velocidade de corte ou de perfuração da ordem de ± 20% para q a ferramenta não grude na chapa. O ideal é manter a ferramenta refrigerada com ar-comprimido. É aconselhável testar num pedaço de chapa antes de aplicar no produto final.

3. Moldabilidade

A chapa extrudada possui uma particulariedade especial. Como é formada na direção longitudinal de extrusão, é observado um encolhimento ligeiramente maior do que na direção transversal. Dependendo da espessura da chapa e da temperatura aplicada para termoformagem, pode-se observar que, o que ela "encolhe" no comprimento longitudinal e cresce na transversal, obviamente conserva as proporções entre as respectivas dimensões. É necessária atenção especial quando termoformar chapas extrudadas.

A chapa extrudada é um produto termoplástico, sua massa molecular é de 10% a 15% da massa molecular da chapa acrílica produzida no processo "cast". A chapa extrudada não possui "boa memória", isto é, quando sofre uma deformação por termoformagem, ou por aquecimento localizado, mesmo retornando para estufa, ela não volta à planimetria original.

4. Polimento

Da mesma forma que se dá polimento nas chapas tipo "cast" pode-se fazer o mesmo com as chapas extrudadas, porém sempre observar uma menor pressão contra os rolos de polimento, evitando que a peça se aqueça. Polimento manual é similar ao usado para as chapas tipo "cast". Polimento com chama não é recomendado.

5. Resistência ao Intemperismo

Usinabilidade

As chapas extrudadas apresentam extraordinária estabilidade ao interperismo (sol, chuva, poeira, maresia, frio, mudanças bruscas de temperatura), visto que são produzidas a partir de resina acrílica que possui uma inerente estabilidade já conhecida por suas aplicações no campo automotivo, garantindo com isto uma resistência de mais de 3 anos sem alterações significativas de suas qualidades óticas e de coloração.

6. Colagem

Importante observar que as chapas extrudadas, assim como as do tipo "cast", precisam ter as superfícies a serem coladas muito bem preparadas e, se possível (e isto para a extrudada é mais importante), distencionadas, ou seja, aliviadas as tensões em uma estufa entre 65ºC e 75ºC por um tempo em horas igual à espessura da chapa em milímetros.

Por exemplo, chapas de 2 mm de espessura, tempo de 2 horas; chapas de 3 mm de espessura, tempo de 3 horas. E usar o mesmo tempo para resfriar.

Cuidado: um resfriamento brusco poderá causar microfissuras que muito cedo comprometerão a qualidade do produto.

7. Armazenamento

Na vertical, inclinado a 10º, ou na horizontal, cuidado neste caso de não apoiar a chapa sobre superfície irregular, pois toda a chapa ficaria deformada ou comprometida.

8. Resistência Química

Resistência Química
Resistência Química

9. Aplicações das Chapas Extrudadas

Móveis, suportes para produtos (displays), maquetes arquitetônicas, artefatos de decoração, expositores especiais, prateleiras, calhas para automóveis, diversos tipos de aparatos de comunicação visual, sinalização de mesa, espelhos retrovisores automotivos ou de estojos cosméticos ou espelhação em geral, painéis de forração de tetos, peças termoformadas de pequeno repuxo, domus, coberturas, entre outras.

10. Chapas Coloridas

Usinabilidade

As chapas Coloridas Resarbras são oferecidas ao mercado em uma ampla gama de dimensões, espessuras e padronagens especiais.

Estas chapas atendem as necessidades dos mais diversos segmentos de mercado tais como: sinalização, luminosos, arquitetura, decoração de interiores, mobiliário urbano, urbanismo, portas, janelas, utilidades domésticas, clarabóias, cúpulas, coberturas, barreiras acústicas, lavatórios, banheiras e spa, automobilístico, medico hospitalar, peças técnicas, etc.

Devido a utilização de pigmentos de alta qualidade, as chapas Coloridas Resarbras possuem excelente resistência ao intemperismo, proporcionando uma estabilidade de sua cor por longos anos.

Materiais Transparentes - Impaktto

PETG

Um plástico que pode ser parafusado, estampado à quente, cortado, facilmente termoformado, ou mesmo dobrado a frio sem lascar, esbranquiçar, rachar ou ficar irregular. É um plástico econômico (mais duradouro que o mais resistente acrílico modificado antichoque). O Glasspec (Spectar) é da família dos poliésteres termoplásticos, quimicamente conhecido como Polietileno Tereftalado modificado com Glicol (PETG) para displays em ponto de vendas, alimentos, caixas e divisórias, mostruários, sistemas de prateleiras etc.

Leia Mais

Materiais Transparentes - Impaktto

Resistência ao Choque

Resistência ao Choque

As chapas de Spectar - Glasspec são normalmente de 15 a 20 vezes mais resistentes do que o acrílico de uso geral e resistem à manipulação durante a compra, transporte e retrabalho. Sua resistência ajuda a reduzir as perdas por quebra. A chapa de Glasspec (Spectar) não trinca ao ser perfurada por um prego.

Materiais Transparentes - Impaktto

Resistência Química

A chapa de GLASSPEC (Spectar) resiste à uma variedade de agentes químicos e solventes usados comumente.

Materiais Transparentes - Impaktto

Trabalhando com chapas Glasspec (Spectar)

Dicas de processamento:

Transformação

Trabalhando com chapas Glasspec
  • Trabalhar com ferramentas especiais para plásticos, no entanto, muitas ferramentas para a madeira ou metal, incluindo laser, podem ser adaptadas para a chapa de GLASSPEC (Spectar).
  • Dobramento a frio: trabalha bem à espessuras inferiores a 3,0 mm.
  • Uniões transparentes e sem bolhas podem ser obtidas usando-se solventes e adesivos apropriados.
  • Para abrir canais, use cortadores de duplo filete.

Termoformagem - Termoformar é Simples

Sem necessidade de secagem antes da termoformagem, economiza energia e custo de equipamentos e reduzindo perdas associadas ao manuseio da chapa.

Ciclos de termoformagem mais rápidos economizam tempo, trabalho e dinheiro.

Capacidade de termoformagem profunda o que significa maior versatilidade e maior liberdade de projeto. Temperaturas de termoformagem baixas facilitam a decoração com vinil adesivo.

Termoformagem
  • Não precisa secar a chapa de Glasspec antes de termoformar.
  • Necessita de menor temperatura do forno e se processa mais depressa.
  • Usar ângulo de folga moderado para evitar que a chapa fique muito fina nos cantos
  • São recomendadas temperaturas da chapa de 130ºC a 145º C.
  • Quando colocar peças com faces grandes para baixo, apoiá-las com flanges, de modo a evitar a deflexão da peça durante o resfriamento.
Materiais Transparentes - Impaktto

Características do Termoformado

Com as chapas de Spectar (Glasspec) é fácil produzir peças profundas e de forma detalhada. E, ao contrário do policarbonato, não é necessário secar a chapa antes de termoformar. Os ciclos de termoformagem são mais curtos e as temperaturas mais baixas.

Características do Termoformado
Materiais Transparentes - Impaktto

Decoração

Termoformagem
  • Limpe perfeitamente a superfície antes de pintar.
  • Quando limpar as chapas, evite usar solventes fortes, tais como: hidrocarbonos clorados e cetonas.
  • Quando cortar as máscaras usadas no processo de pintura, use faca afiada e não aplique força demasiada, para evitar que o plástico se marque.
  • Pode ser silcado.
Materiais Transparentes - Impaktto

Outros tipos de moldagem

O término de uma moldagem se refere a qualquer processo que transforma a chapa plana de SPECTAR - Glasspec em um produto moldado. O processo pode ser realizado a temperatura ambiente (dobrado a frio) ou com uso de calor (termoformagem). Em qualquer caso, a chapa oferece uma combinação de processos. A lâmina não requer uma pré-secagem, e pode ser moldada a uma baixa temperatura, desmoldando-se facilmente. Cavidades profundas podem ser registradas com uma boa definição utilizando um simples processo de vácuo.

Materiais Transparentes - Impaktto

Outros tipos de moldagem

Este tipo de moldagem serve para fazer domos, cúpulas, bolhas e outras formas simétricas. A chapa de SPECTAR - Glasspec se esquenta e se fixa sobre a abertura de uma caixa estanca e aplicando ar comprimido, força-se a chapa a tomar a forma desejada. A pressão deve manter-se constante enquanto a forma se esfria. A forma de abertura e a quantidade de ar introduzido na caixa determinam a profundidade da forma. Algumas formas são conseguidas simplesmente deixando a chapa esquentar-se e a bolha é formada por gravidade. Nestes casos é muito importante o controle da temperatura pois em espessuras maiores pode haver a formação de bolhas no material.

Termoformagem
Materiais Transparentes - Impaktto

Dobrado em linha ou a quente

Esta maneira de dar forma à chapa de SPECTAR - Glasspec, consiste em dobrar mediante uma resistência elétrica. É importante que a resistência conte com um termostato que regule a temperatura para evitar que danifique o material. Para a área de trabalho de dobra em linha, recomenda-se:

  • Uma mesa de preferência com vidro; a área de trabalho deve ser lisa e livre de qualquer impureza ou sujeira; ar comprimido para resfriamento da peça e material de aço inoxidável para as dobradiças.
Materiais Transparentes - Impaktto

Processo de dobragem em linha ou a quente é o seguinte

  • A resistência deverá alcançar uma temperatura entre 100 e 120ºC. É neste momento que se inica a dobrar a chapa.
  • O aquecimento da parte a ser dobrada, se faz pausadamente, contando de 5 a 7 segundos para cada lado da chapa, até que comece a abrandar-se.
  • Quando o abrandamento da chapa se inicia, já não se deve expor tanto ao calor da resistência para evitar a formação de bolhas.
  • Uma vez amolecida a área que se deseja dobrar, se passa para a mesa de trabalho onde se dobrará.
  • Coloca-se os moldes. No caso de dobragens retas, é recomendável que se tenha um molde para cada lado da chapa a fim de fazer a função de prensa e que a dobragem não se deforme enquanto se esfria.
  • Pode-se utilizar ar comprimido para resfriamento, para agilizar o processo de dobragem.
  • Com a peça já fria, pode-se continuar com as demais dobragens.
Materiais Transparentes - Impaktto

Algumas obeservações

  • Se as dobras fecham a peça, deve-se iniciar a dobrar as partes externas, isto é, as bordas;
  • Quando a peça tem curvas que se deseja moldar, e a área a esquentar seja maior do que a que a resistência possa esquentar, é possível a utilização de uma pistola de ar quente.
  • Não devem existir texturas nas dobradiças para que não marque a chapa de SPECTAR - Pelo fato da chapa de SPECTAR ser um material muito maleável, os dobradores se esfriarão e esquentarão muito mais rápido. É preciso tomar cuidado para não esquentar demais a chapa pois suas dimensões podem variar.
  • Este material é muito versátil quando se deseja dobrar a quente, embora com as menores espessuras talvez não seja necessário o uso da resistência elétrica.
  • Recomenda-se um lixamento e polimento dos cantos antes de dobrar, facilitando o manuseio da peça.
Materiais Transparentes - Impaktto

Algumas obeservações

A dobragem a frio pode ser usada para produzir formas mais simples. A quantidade máxima de curvatura dependerá da espessura da lâmina e da proporção do ângulo. Seu uso é recomendado com espessuras menores, embora ser fácil fazer em chapas mais grossas, porém que podem provocar "stress" na peça afetando a sua resistência. A dobragem de chapas com espessuras acima de 2,5 mm, pode produzir grandes tensões na mesma.

Materiais Transparentes - Impaktto

Medidas

Medidas
Materiais Transparentes - Impaktto

Principais benefícios

  • Excelente transparência.
  • Alta resistência ao impacto.
  • Excelente resistência química.
  • De 15 a 20 vezes mais resistente do que o acrílico.
  • Facilmente decorado com filmes de vinil adesivos ou silk screen.
  • Aprovado para contato com produtos alimentares.
  • Elevado grau de retardamento ao fogo (material auto-extinguivel).
  • Os riscos superficiais podem ser reparados com uma pistola de ar quente.
  • Podem ser dobrados a frio.
  • Fácil processo de termoformagem (vacuum-forming).
  • Excelente maleabilidade.
Medidas
Materiais Transparentes - Impaktto

Técnicas de processamento

As chapas podem ser:

  • Curvados a frio / quente
  • Polidas a chama
  • Impressas através de silk screen
  • Cortadas a laser
  • Estampadas a quente
  • Coladas com solventes
  • Termoformadas
  • Serradas
  • Rebitadas
  • Pregadas
Materiais Transparentes - Impaktto

Policarbonato Compacto

O Policarbonato Compacto é muito semelhante ao vidro temperado/laminado, porém com uma combinação de propriedades que o tornam muito mais resistente.

Leia Mais

Materiais Transparentes - Impaktto

Características

  • Resistência ao impacto: 250 vezes mais resistente que o vidro e 30 a 40 vezes mais resistente que o acrílico.
  • Resistência a temperatura: de -15ºC até 120ºC em temperaturas contínuas.
  • Curvatura a frio: raio de curvatura mínimo de 100 vezes a espessura da chapa.
  • Peso: 50% mais leve que o vidro.
  • Proteção anti-UV: Nas espessuras de 1,0 e 1,5mm poderá ser com proteção em um dos lados ou sem proteção, em espessuras superiores poderá ter proteção em um lado, em ambos os lados ou sem proteção.
  • Não propaga chamas: auto-extinguível.
  • Garantia: 10 anos contra amarelecimento.
Materiais Transparentes - Impaktto

Principais Aplicações

  • Proteção de Cabines.
  • Proteção de Máquinas.
  • Blindagem de Veículos e Ambientes.
  • Coletores Solares.
  • Viseiras.
  • Sinalizadores Viários.
  • Fachadas e Luminosos.
  • Janelas e Divisórias.
  • Escudos de Proteção.
  • Painéis de Instrumentos.
  • Lanternas e Faróis.
  • Capacetes.
  • Recipientes para fornos de microondas.
  • Artigos Esportivos.
  • Artigos Médicos.
  • Painéis e outras peças de veículos.
  • Coberturas curvas ou planas onde se deseja máxima segurança com transmissão de luz natural.
  • Equipamentos e Eletrodomésticos.
  • Projetos Residenciais, Comerciais e Públicos.
Materiais Transparentes - Impaktto

Formatos

Formatos
Materiais Transparentes - Impaktto

Espessuras e peso

Expessura e Peso
Materiais Transparentes - Impaktto

Cores

Cores
Materiais Transparentes - Impaktto

Transmissão de Luz

Transmissão de Luz
Materiais Transparentes - Impaktto

Transmissão de Luz

O policarbonato é o termoplástico de maior resistência ao impacto. É cerca de 250 vezes mais resistente que o vidro e 30 vezes mais que o acrílico. No caso de chapas, a resistência ao impacto por queda de dardo (ou bola) é a que melhor representa esta propriedade. Neste teste, um dardo de 5lb e diâmetro de 25mm, foi deixado cair sobre chapas de vários materiais com 6mm de espessura, os resultados estão expressos em libras.pé, que é a quantidade de energia potencial absorvida pelo material.

Transmissão de Luz

Comportamento Térmico

A temperatura de amolecimento VICAT do policarbonato é de 150ºC, isto permite seu uso em temperaturas contínuas de até 120ºC (o policarbonato não resiste a essa temperatura se o uso constante a essa temperatura for na presença de água (como esterilização a vapor). É um dos termoplásticos de maior resistência térmica. A temperatura de amolecimento VICAT, é a temperatura quando uma agulha de aço de 1 mm de área de seção transversal, penetra 1 mm em um corpo de prova sob uma determinada carga.

0 coeficiente de expansão térmica do policarbonato é maior quando comparado a outros materiais usados para construção. A tabela abaixo mostra alguns resultados comparativos. A expansão térmica é a propriedade que mede o volume adicional necessário para acomodar os átomos e moléculas, por estarem vibrando mais rápido e com maior amplitude devido ao aquecimento, e pode ser expresso em mm/cm. ºC.

Comportamento Térmico

A partir destes valores, é possível estabelecer as mudanças dimensionais em função da variação de temperatura para o policarbonato.

A condutividade térmica do policarbonato é menor que a do vidro, isto significa que o policarbonato é pior condutor de calor que o vidro. (como em construção civil, normalmente é desejada uma menor condutividade, eu escreveria a frase trocando “pior condutor” por “melhor isolante”: “A condutividade térmica do PC é menor que a do vidro, isto significa que o PC é melhor isolante térmico do que o vidro”). A condutividade térmica mede a quantidade de calor transferido na unidade de tempo, por unidade de área, através de uma camada de espessura unitária. Uma medida indireta da condutividade térmica, é a perda de calor entre ambientes.

NOTA: Este Boletim Técnico poderá ser alterado sem aviso prévio.

Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.